Couro de Gato

Joaquim Pedro de Andrade, 1960
Drama | 13 min - 4 Views

  • Aylton Damião, Cláudio Correia e Castro, Domingos de Oliveira, Francisco de Assis, Henrique César, Milton Gonçalves, Napoleão Muniz Freire, Paulinho Sebastião, Riva Nimitz

  • SAGA FILMES

  • SAGA FILMES

Tags : Joaquim Pedro de Andrade, Cinema Novo, Carnaval
Legendas :
Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá roubado e seu dilema ao ter que vender o bichano para um fabricante de tamborins. Eleito um dos cem melhores curtas de todos os tempos pelo Festival de Clermont-Ferrand, na França, "Couro de gato" é a primeira obra de ficção do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Episódio do longa-metragem "Cinco Vezes Favela" (1963), do Centro Popular de Cultura/UNE.

Extras

Curiosidade

O diretor fala sobre "Couro de Gato"

"O "Couro de Gato" foi um filme assim, projetado e desejado para atender a uma série de necessidades minhas. Eu queria fazer um filme popular, sobre o problema brasileiro, tipicamente brasileiro e queria um filme que não tivesse muito problema da língua, porque eu pretendia terminar o filme fora, eu sabia que não dava para acabar o filme aqui; e que fosse um curta-metragem para eu conseguir ter recursos materiais suficientes para fazer. Então de tudo isso, junto com a história tradicional dos meninos do morro pegarem gato para fazer tamborim, eu escrevi o roteiro." - Joaquim Pedro de Andrade - Extraído da Entrevista de Joaquim Pedro de Andrade a Sylvia Bahiense, no PROGRAMA LUZES, CÂMERA Nº 31, exibido na TV Cultura em 08/06/1976.

leia mais

Curiosidade

Prêmios recebidos

Prêmio do Festival Oberhausen, Alemanha, 1961. / Prêmio de Qualidade CAIC, Rio de Janeiro. / Prêmio do Festival de Sestri Levanti, Itália. / Eleito um dos cem melhores curtas-metragens dos últimos tempos pelo Festival de Clermont-Ferrand, na França.

leia mais
yellow color

Comentários

Ninguém fez nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Green line
Yellow line